A OpenAI desenvolveu para o ChatGPT uma nova funcionalidade que permite a configuração de instruções personalizáveis. Batizada como “custom instructions”, ela está disponível em versão beta para os clientes premium do serviço, mas será expandida nas próximas semanas para o restante da base de usuários.

A nova ferramenta torna possível definir certas regras para o ChatGPT seguir em todas as conversas com o usuário dali em diante. Ou seja, uma vez configurada uma instrução, não é mais necessário repeti-la a cada sessão.

Para configurar a ferramenta, o usuário precisa responder a duas perguntas: 1) O que você gostaria que o ChatGPT soubesse sobre você para lhe dar melhores respostas?; 2) Como você gostaria que o ChatGPT respondesse. Depois disso, ele vai sempre lembrar dessas regras antes de responder ao usuário.

Em seu blog oficial, a OpenAI dá alguns exemplos de casos de uso. Um professor de educação infantil pode configurar para que o conteúdo gerado pelo ChatGPT seja sempre voltado para crianças de três anos de idade. Um programador pode definir que qualquer código-fonte seja gerado sempre para uma determinada linguagem de programação. Emails podem ser redigidos sempre com o mesmo tom de voz preestabelecido. Listas de compras para uma família podem ser criadas levando em conta uma quantidade pré-definida de parentes.

Para usar a nova ferramenta, o usuário precisa ir no menu de configurações, clicar em “beta features” e ligar a opção de “custom instructions”.