O Google apresentou nesta quarta-feira, 9, o sistema operacional móvel Android 11. Em sua nova versão, o OS ganha melhorias em: conversação, captura de conteúdo, ferramentas de predição, controle do dispositivo, acessibilidade e segurança, além de novos recursos para desenvolvedores de aplicativos.

Confira os principais destaques:

Mensageria

Nas funções de mensagem, o novo Android permitirá controlar todos os serviços de mensageria em um único lugar, através de cards e com apresentação na tela de bloqueio. Ainda será possível destacar as conversas com um “pin” e acompanhá-las em bolhas, igual às conversas do Facebook Messenger, mas agora com todos os apps de conversação. E, para quem usa o  teclado do Google, o Gboard, o app dará opção de autocompletar formulários e senhas. Ainda vale lembrar que está confirmada a opção de ‘compartilhamento perto’ de arquivos com outros dispositivos Android, Chrome ou Chromebooks.

IoT

No seu novo sistema operacional é possível perceber que o Google busca dar mais controle ao usuário. Em casas com dispositivos conectados, por exemplo, o Android 11 terá uma área dedicada ao controle geral desses equipamentos e o consumidor ainda pode definir em qual dispositivo (TV, celular, fone ou caixa de som Bluetooth, por exemplo) deseja que uma música ou um vídeo toque. Ou seja, o smartphone será o controle remoto da casa.

Outro destaque é que o Android Auto funcionará sem a necessidade de plugar o celular ao painel do carro via USB, ele será completamente wireless. E os fones Bluetooth passam a funcionar caso o usuário utilize o modo avião.

Usabilidade

Outra novidade do Android 11 será a possibilidade de gravação de tela, algo que existe em UI de Huawei e Samsung, mas com destaque para a opção para registrar com ou sem som. Ainda será possível: agendar o horário que o usuário deseja que seu smartphone entre em modo escuro; ajustar as janelas de Picture-in-Picture, vide YouTube; acessar o histórico de notificações; e dar suporte para sensores em ângulos dobrados, uma funcionalidade voltada para dispositivos com telas dobráveis.

Empresarial

Com o home office e o estreitamento da vida pessoal devido ao distanciamento social, o Google adicionou funções que facilitam a adaptação de profissionais em tempos de novo coronavírus. O principal deles é o agendamento do modo de trabalho, ou seja, o usuário pode marcar quando o perfil de trabalho será ligado e quando será desligado. Além disso, a área de trabalho será expandida e haverá mais relação entre apps de trabalho e pessoais, como o app de agenda.

Segurança

Para a segurança do ecossistema Android, o Google novamente deu mais comandos ao usuário. Agora, o consumidor poderá dar permissão de acesso aos apps – como câmera, localização e microfone – uma única vez. E, em caso de aplicativos que foram instalados há algum tempo e que seguem coletando dados, o usuário poderá desfazer as permissões. Outra novidade é a funcionalidade que permite continuar a usar o app que a pessoa estava usando, mesmo após o smartphone reiniciar. O Google ainda limitou o acesso de apps à localização dos seus usuários e do armazenamento compartilhado.

Acessibilidade e bem-estar digital

Aos consumidores com dificuldades de locomoção, a companhia apresentou melhorias no controle por voz. Além disso, os usuários com deficiência visual podem usar o teclado talkback em braile, sem necessidade de um dispositivo adicional. Para os usuários em geral, o Android 11 terá o modo “hora de dormir” que coloca a tela em tons de cinza e silencia as notificações no horário agendado. Haverá também melhorias no “relógio” que fará análise do tempo de uso de tela à noite, tocará músicas calmas para dormir, reproduzirá a música favorita para acordar, além da função “alarme despertar” que clareia levemente a tela no começo do dia.

Desenvolvedores

Aos criadores de aplicativos e profissionais mobile, o Google disponibilizará APIs para visualizar com mais clareza chamadas telefônicas de SPAM. Outra API é aquela apresentada na prévia do OS que reconhece se o usuário está em uma rede 5G, de modo que melhora a performance de apps nessas conexões. Em câmeras, o Android 11 terá três APIs de destaque: modo bokeh (foco em um objeto e desfoque de fundo); o modo de silenciar vibrações, toques musicais (ringtones), alarmes e notificações quando usa a câmera; além de emulador de câmera de smartphone para quando realiza testes.

Pixel

Aos proprietários de dispositivos Google Pixel, o Android 11 terá novidades mais voltadas ao uso da inteligência artificial: o OS fará sugestões de apps para instalar, com base na rotina do usuário; também terá sugestão de pastas inteligentes, para organizar melhor a tela principal do celular; os usuários poderão acessar em todos os apps de mensageria o smart reply, a sugestão de reposta inteligente que atualmente está no Gmail; e será possível copiar, salvar e compartilhar informações entre diferentes apps.

Disponibilidade

O Android 11 começa a ser disponibilizado globalmente nesta quarta-feira. Inicialmente, o OS chega a handsets selecionados de realme, Oppo, Xiaomi, OnePlus e no Pixel, do Google. A promessa da empresa é que outros parceiros lançarão e atualizarão seus dispositivos nos próximos meses.