Google Android 11

A segunda prévia do sistema operacional Android 11 foi apresentada com uma série de novas ferramentas nesta quarta-feira, 18. A principal novidade do OS móvel é uma API dedicada ao desenvolvimento de aplicativos para a quinta geração de telefonia celular.

Batizada API de Conectividade 5G, ela pode ser plugada a um app para identificar se o usuário está conectado em uma rede 5G New Radio (5GNR) ou Non Standalone (5GNSA). Com a confirmação da rede, o aplicativo pode ter uma experiência dedicada a esse tipo de usuário, como melhores gráficos e comunicação rápida.

Dedicada aos desenvolvedores, a prévia do Android 11 tem outras novidades, como sensor de perspectiva para handsets dobráveis; melhoria no reconhecimento e filtragem de chamadas de voz para evitar spam e spoofing; controles e operações mais fluídas para modelos de machine learning na API de Redes Neurais; transcrições sincronizadas do IMEI; e emulador de câmera.

A biblioteca completa pode ser acessada no site do Android 11 para desenvolvedores.

Agenda

Importante dizer, o Google mantém a programação do OS mesmo diante da crise do novo coronavírus. A expectativa da empresa é lançar betas do Android nos próximos meses de abril e maio, fazer os últimos ajustes em junho para lançar oficialmente ao público em meados do terceiro trimestre de 2020.