Nos Estados Unidos, congressistas republicanos ameaçaram a Apple de um intenso escrutínio caso a fabricante compre chips de memória da empresa chinesa Yangtze Memory Technologies da China (YMTC) em seu iPhone 14.

Marco Rubio, vice-presidente republicano do comitê de inteligência do Senado, e Michael McCaul, do comitê de relações exteriores da Câmara, disseram estar alarmados após uma reportagem da mídia informando que a Apple poderia adicionar a Yangtze Memory Technologies Co à sua lista de fornecedores para chips Nand (Not and) de memória flash, usados para armazenar dados em smartphones.

“A Apple está brincando com fogo”, disse Rubio à reportagem do Financial Times (FT).

Questionada sobre as preocupações do Congresso, a Apple disse ao FT que não usa chips YMTC em nenhum produto, mas afirmou estar “avaliando a aquisição de chips Nand da YMTC para serem usados em alguns iPhones vendidos na China”.

A empresa contou que não pretende usar os chips chineses em smartphones vendidos fora da China. E acrescentou que todos os dados do usuário armazenados nos chips Nand usados pela empresa foram “totalmente criptografados”.

A Casa Branca e o departamento de comércio estadunidense estavam investigando alegações de que a YMTC violaria as regras de controle de exportação dos EUA ao fornecer chips para a Huawei, o grupo chinês de equipamentos de telecomunicações.

Vale lembrar que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou na última terça-feira, 6, um plano estratégico para aplicar mais de US$ 50 bilhões para acelerar o programa de semicondutores no país. A proposta é apoiar o desenvolvimento da indústria doméstica de chips e reduzir a dependência de empresas estrangeiras.