Telas do aplicativo Rede Alcateia, da grife multimarcas Acostamento

Uma grife focada em vendas em lojas multimarcas precisa chamar a atenção, antes de mais nada, do vendedor. É ele que pode acelerar as vendas da marca, apresentar detalhes daquela roupa exposta e informar da melhor maneira possível sobre determinado produto. Pensando em engajar e capacitar o vendedor, a Acostamento, marca de roupas masculina, feminina e adolescente, firmou uma parceria com a startup Inside The Box para o desenvolvimento de um aplicativo voltado para o treinamento de vendedores em estabelecimentos multimarcas. A plataforma, batizada de Rede Alcateia (Android, iOS), é gamificada e nela será possível encontrar vídeos e textos sobre os produtos da marca de Itajaí, Santa Catarina, além de informações sobre tendências das estações e de vendas.

Depois de oito meses de desenvolvimento e dois meses de testes, o aplicativo está previsto para começar a funcionar no fim de outubro e será atualizado a cada três meses, ou seja, de acordo com as estações. A ideia é atingir os vendedores presentes nos mais de 3 mil pontos de venda espalhados em todo o País da Acostamento.

Cadu Gimenes, head masculino da Acostamento, explica que a grife sentia falta de uma capacitação para os vendedores, algo que não acontece nem no atacado, nem em lojas multimarcas: “Apesar de termos nossas próprias lojas, nosso negócio é focado nas multimarcas. Somos o que o mercado chama de atacado orientado. E, no multimarcas, a concorrência é direta e forte. Achamos isso saudável, nos obriga a sermos mais ágeis”. A empresa estudou o perfil desse profissional e chegou à conclusão de que a capacitação deveria ter a cara dele. “Precisávamos apresentar um produto atrativo. E ele é jovem e digital. Queríamos unir um app mobile onde ele pudesse ver e rever a qualquer hora o conteúdo. Com isso, ele pode se autotreinar”, comenta.

O conteúdo é todo produzido pela Acostamento. Os vídeos são curtos, com menos de dois minutos, e nos textos há explicações técnicas detalhadas sobre os produtos da marca, além de fotos. Uma das preocupações foi usar uma linguagem leve, atual para não ficar chato e para que o consumidor final entenda mais sobre o produto por meio desse vendedor capacitado.

Reconhecimento ótico

Para participarem, os vendedores serão previamente cadastrados no banco de dados da grife. Em seguida, o profissional baixa o aplicativo e termina de preencher o cadastro no próprio app.

O vendedor tem várias maneiras de ganhar pontos na plataforma gamificada. Ele recebe pontos ao ver e ler os conteúdos. E, com a tecnologia de reconhecimento ótico (OCR), ele fotografa as notas das compras realizadas por ele e, com isso, o sistema entende que esse profissional fez uma venda da Acostamento e ganha mais pontos. “O sistema reconhece apenas os nossos produtos. Não importa se ele vendeu de outras marcas”, diz Gimenes. Ao acumular o suficiente, ele pode ganhar descontos em produtos da marca ou pode doar esses pontos para instituições previamente cadastradas pela Acostamento.

A gamificação também estimula o trabalho voluntário em ações sociais e a doação de sangue, dando pontos para o profissional quando ele comprova a realização dessas atividades.

Machine learning

O Rede Alcateia usa machine learning para, no futuro, fornecer dados importantes sobre as vendas da marca, como que tipo de produto é mais vendido, as categorias etc. “A ideia é devolver essa informação ao lojista”, explica Gimenes.