A brasileira Ubook acaba de receber aporte de R$ 20 milhões da gestora de fundos de tecnologia Confrapar. Trata-se da terceira rodada de investimentos pela qual a startup passa, tendo levantado até agora R$ 28 milhões. Uma quarta, de menor porte, será realizada nos próximos meses junto a investidores canadenses para levantar mais US$ 1,5 milhão como parte dos preparativos para abertura de capital (IPO) na bolsa de valores de Toronto (TSX, na sigla em inglês) no primeiro trimestre de 2020. A Ubook não abre o seu atual valor de mercado.

“Escolhemos a bolsa de Toronto pela facilidade conferida a startups como a nossa. Há exigência de vários pré-requisitos, mas pelo nosso tamanho e nível de governança muito já são cumpridos, como auditoria anual, conselho de administração etc”, explica Eduardo Albano, um dos cofundadores da Ubook.

O aporte e a futuro abertura de capital ajudarão a empresa brasileira a se expandir internacionalmente, reforçando sua atuação na América Latina e na Europa, diz o executivo. Isso poderá acontecer tanto organicamente quanto por meio de aquisições.

Vale destacar que o app da Ubook pode ser baixado em qualquer mercado do mundo pelas lojas de apps, mas a companhia investe na aquisição de usuários em nove países: Brasil, Chile, Peru, México, Colômbia, Espanha, Gana, Panamá e Papua Nova Guiné. E em breve fará o mesmo em Honduras, Guatemala, Costa Rica, Fiji e Samoa.

A Ubook se posiciona como uma produtora e distribuidora de conteúdo em áudio (audiotainment), o que inclui não apenas audiolivros, mas séries, documentários, podcasts etc. Com sete estúdios de gravação, a Ubook produz atualmente 450 horas de conteúdo por mês. Em outubro, a companhia vai inaugurar mais nove estúdios, totalizando 16, incluindo um de vídeo, para a gravação de vídeos promocionais. Com isso, sua produção passará a ser de 1.500 horas por mês de conteúdo em três línguas: português, espanhol e inglês.