Antes de furar uma parede em um apartamento é importante saber o que está por trás dela. Até bem pouco tempo, era necessário consultar o projeto impresso em papel, uma planta em duas dimensões, cuja leitura não é fácil para leigos. Mas a tecnologia está transformando essa experiência. Desde o ano passado, quem compra imóveis construídos pela brasileira Kallas Engenharia tem acesso a toda a documentação relativa ao projeto do apartamento em formato digital, por meio de um QR code em um adesivo colado na área de serviço. Mais do que isso: a companhia oferece através do app InBuilt (Android, iOS) que o proprietário veja o que está por trás das paredes do seu apartamento apontando a câmera do celular, em uma solução de realidade aumentada (veja as imagens abaixo).

“O proprietário tem absoluto domínio do que está atrás da parede: todas as instalações elétricas, de água, de telefonia, de dados, gás, esgoto, infraestrutura de ar condicionado, vigas e pilares”, descreve David Fratel, diretor executivo da Kallas Engenharia, em conversa com Mobile Time.

Depois de instalar o app em seu smartphone, basta informar o empreendimento no qual está localizado seu imóvel, digitar a unidade (número do apartamento) e apontar a câmera para a parede. O aplicativo reconhece automaticamente o cômodo em que a pessoa se encontra e sobrepõe à imagem da câmera aquelas das instalações.

Cerca de 15 empreendimentos da Kallas, a maioria deles residenciais na Grande São Paulo, foram lançados nos últimos meses com essa tecnologia. E há 60 outros projetos por vir com ela.

BIM

Por trás dessa tecnologia está o conceito de “Modelagem da Informação da Construção” em 3D (BIM 3D, na sigla em inglês), que consiste em reunir em uma plataforma centralizada várias diferentes informações em três dimensões do projeto de um empreendimento. Essa plataforma é colaborativa, de maneira que qualquer alteração feita no projeto, seja na parte elétrica, no encanamento ou em qualquer outra, aparece em tempo real para todos os colaboradores. Isso facilita o trabalho remoto de arquitetos e engenheiros e reduz o risco de erros de projeto. E como tudo está posicionado em três dimensões, é possível oferecer esse “raio-x” em realidade aumentada em um app para os proprietários.

“BIM é uma plataforma onde todos os softwares de projetos se comunicam através de uma mesma extensão. E com softwares colaborativos todos visualizam o mesmo ambiente. Por enquanto, somente 5% das empresas de construção e de incorporação no Brasil usam plataformas BIM”, relata Fratel. “Com BIM a gente gasta menos tempo para fazer um projeto. É mais eficiente. Diminuem os problemas de incompatibilidade de projetos, pois somos alertados quando ocorrem”, acrescenta.

Tecnicamente, o BIM permite também incluir diversas outras dimensões a um projeto, como o tempo previsto para cada etapa de construção; o custo de cada item; a eficiência energética; e a operação do empreendimento, por exemplo.

App da Kallas apresenta raio-x de imóveis

 

Tecnologia

Outra inovação da Kallas Engenharia é o registro com fotos 360 graus tiradas diariamente de toda a extensão de cada obra. As imagens são feitas por uma câmera acoplada ao capacete de um funcionário que percorrer o espaço todos os dias. As fotos são enviadas pela Internet e os executivos podem acompanhar à distância o andamento dos projetos em seus computadores.

“Quando implementei essas inovações na Kallas foi visando termos escalabilidade. Imagine eu cuidar de 30 obras e visitar uma por uma? Agora eu consigo fazer a visita sentado na minha cadeira. Diminuí a quantidade de vezes que vou para a obra. Consigo fazer muito mais com menos recursos”, explica o executivo.