O serviço de checagem do jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão Verifica, chega ao WhatsApp. Para isso, um robô foi desenvolvido em parceria com a Meedan, uma organização internacional de tecnologia sem fins lucrativos que constrói ferramentas de código aberto para redações jornalísticas e para o público.

Para acessar o bot, o usuário deve adicionar em seus contatos o número (11) 97683-7490 ou por este link e dizer “oi”. Assim, aparece o menu com opções. Ao escolher a opção 1, o usuário poderá enviar fotos, vídeos, áudios, textos e links suspeitos para análise. Se o conteúdo já tiver sido verificado pela equipe, a pessoa receberá a checagem imediatamente. Caso a sugestão enviada ainda não tenha sido analisada, a equipe de checadores vai apurar e publicar um texto sobre o assunto.

O Estadão Verifica dá prioridade aos rumores que podem provocar danos a grupos e a indivíduos. E aquele que enviar spam ou outros conteúdos inadequados será bloqueado.

O jornal também possui uma parceria com o Facebook para checar conteúdos suspeitos compartilhados na rede social e no Instagram. Neste caso, a equipe do Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização. Quando as verificações constatam que a informação de um post nas plataformas é falsa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da mídia social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. E um aviso é mostrado a quem se interessar em compartilhar um conteúdo que tenha sido sinalizado como falso anteriormente.