A OpenAI atribuiu a um ataque DDoS o mau funcionamento da plataforma do ChatGPT desde ontem, quarta-feira, 8. Durante algumas horas a IA generativa registrou interrupções periódicas que afetaram o ChatGPT, mas também as ferramentas de desenvolvedor.

Quem tentou acessar a inteligência artificial recebeu a mensagem que “o ChatGPT está lotado no momento”, e alguns não conseguiram fazer o login do serviço. Em sua página de relatório de incidentes, o último informe da OpenAI foi nesta madrugada, à 0h49: “Estamos lidando com interrupções periódicas devido a um padrão de tráfego anormal que reflete um ataque DDoS. Continuamos trabalhando para mitigar isso.” Nesta quinta, não há nenhum sinal de novos incidentes na ferramenta.

Ataques DDoS são tentativas de sobrecarregar um serviço com uma intensidade grande de solicitações de modo que a ferramenta não dá conta de atender a todas ao mesmo tempo.

Segundo o site TechCrunch, hackers do grupo Anonymous Sudan assumiram o crédito do ataque. Mas a informação ainda não foi confirmada.

A concorrente Anthropic também registrou problemas com o assistente virtual Claude. A CNBC relata que uma mensagem na plataforma afirmava: “Devido a restrições inesperadas de capacidade, Claude não consegue responder à sua mensagem”. Não está claro se os dois incidentes estão ligados.