A língua não é mais uma barreira para chats internacionais. Foi apresentado na CES, em Las Vegas, o primeiro serviço de mensagens instantâneas (IM) móvel com tradução simultânea para 30 idiomas, incluindo Português. Sendboo é simples: você escreve na sua língua nativa e o destinatário recebe a mensagem na dele, tudo em tempo real, tão rápido quanto o WhatsApp ou qualquer outro serviço de IM. O Sendboo está disponível como aplicativo para iOS. A versão gratuita dá direito a até 64 mensagens traduzidas por mês. Para uso ilimitado, existe uma versão paga por US$ 3,99. Um update será lançado dentro de duas semanas incluindo envio de fotos e vídeos, aviso de leitura e chat em grupo. A versão para Android chegará em março e outra para Blackberry está prevista para agosto. O mais impressionante virá no fim deste ano: os desenvolvedores prometem incluir um serviço de voz sobre IP (VoiP) dentro do Sendboo com tradução simultânea.

Segundo presidente da Sendboo, Alfredo Reviati, o foco inicial está em homens de negócios. Os esforços de marketing para divulgação da ferramenta se concentrarão nos EUA e na América Latina, por enquanto. A meta é atingir entre 8 e 9 milhões de usuários até o fim do ano, dos quais 35% com a versão paga.

Vale lembrar que, como em qualquer tradutor, para que o resultado seja satisfatório, o usuário precisa escrever direito em sua língua nativa. Erros de português, falta de acentos e abreviações podem gerar traduções equivocadas. Entre as línguas suportadas pelo serviço estão Árabe, Chinês, Russo, Inglês, Francês, Alemão, Coreano, Espanhol, dentre outras.