O ecossistema de apps movimentou US$ 533 bilhões no mundo em 2023, estima a Data AI em seu novo relatório State of Mobile. O valor é a soma de US$ 171 bilhões em gastos dos consumidores finais através do billing das lojas de aplicativos (App Store, Google Play e lojas chinesas para Android) e US$ 362 bilhões em publicidade dentro de apps.

A receita oriunda de compras dos usuários finais nas lojas de apps aumentou 3% em comparação com 2022. Em média, a cada minuto do ano passado eram gastos US$ 325 mil dentro das lojas de apps ao redor do mundo.

Os gastos com publicidade móvel, por sua vez, subiram 8% em 2023. O valor total é maior que o PIB de países como Colômbia, Finlândia e Nova Zelândia, compara a Data AI.

A companhia estima que houve 257 bilhões de downloads de apps móveis em 2023, um aumento de 1% em relação ao ano anterior.

O Brasil é o quarto maior mercado em downloads; o quinto, em tempo de uso diário de apps; e o décimo primeiro, em gastos nas lojas de aplicativos.

Crédito da ilustração no alto: imagem produzida por Mobile Time com a ferramenta de IA generativa Dalle-E 3