Gráfico do Sensor Tower compara o número de editoras que tiveram o primeiro ano líquido de US$ 1 milhão ou mais

 

A App Store criou 164 novos publishers de aplicativos milionários. Eles ganharam seu primeiro US$ 1 milhão em receita líquida em 2018, praticamente o dobro do que a Google Play, onde 88 publishers ficaram milionários. No total, 252 empresas atingiram a soma.

Os dados são do Sensor Tower e mostram que, apesar de a App Store liderar há tempos a economia de aplicativos, gerando cerca de duas vezes mais receita do que a Google Play, a loja de apps Android vem aumentando em ritmo acelerado sua capacidade em cunhar editoras de milhões de dólares. A App Store dos Estados Unidos produziu 143 editoras milionárias em 2017, depois cresceu 15% para chegar a 164 este ano. Enquanto isso, a Google Play viu 71 empresas no ano passado e cresceu 24% para alcançar 88 editoras em 2018.

Boa parte dos novos publishers de milhões de dólares era de jogos, já que eles contribuem para a maioria das receitas das lojas de aplicativos. Em 2018, 54 dos 164 publicadores da App Store eram games. Na liderança está a Marvel Strike Force, da FoxNext Games, que arrecadou mais de US$ 15 milhões este ano.

No entanto, a porcentagem dos novos publishers de milhões de dólares da categoria games diminuiu 10% este ano, à medida que cresceram outras categorias da App Store. Estilo de Vida, por exemplo, cresceu de 5% para 10%, e a categoria Saúde e Boa Forma passou de 6% para 12%, ano a ano.

Na Google Play, 65% dos novos publishers de milhões de dólares eram jogos, em comparação com apenas 33% App Store. A categoria social, com 6%, ficou em segundo lugar.

Ambas as lojas de aplicativos vêm crescendo ao longo do ano, tanto em termos de downloads quanto de gastos do consumidor. Em todo o mundo, as duas lojas combinadas chegaram a 113 bilhões de downloads no ano, e US$ 76 bilhões em gastos do consumidor, até meados de dezembro.