César Alierta Izuel, ex-presidente da Telefónica, faleceu nesta quarta-feira, 10, aos 78 anos em Zaragoza, sua cidade natal.

Alierta atuou na presidência da Telefónica – empresa da qual era membro do Conselho de Administração da empresa –, ocupando o cargo por 16 anos, entre 2000 e 2016. Ele foi responsável pelo avanço da marca, principalmente na Europa e na América Latina, em especial no País sede, a Espanha, além da Alemanha e do Brasil. Foi também em sua gestão, em 2010, que a companhia espanhola adquiriu o controle da Vivo – pagando 7,5 bilhões de euros pela participação da Portugal Telecom, com quem dividia o controle da operadora até aquele momento.

Ex-presidente da Fundación Telefónica e presidente da Fundación ProFuturo, seus últimos anos estiveram voltados para o avanço da inclusão digital. Acreditava na educação como chave do progresso e afirmava que “a educação é a principal ferramenta de mudança para a transformação e a inclusão social”.

“É um dia triste para a família Telefônica. Todos nós somos guardiões do imenso legado deixado por César Alierta, um homem apaixonado, inteligente e corajoso, com um coração bem aberto. Sua visão do futuro e sua intuição sempre o levaram a tentar mudar o mundo para melhor. Seu profundo amor por sua cidade natal, Zaragoza, permitiu que ele a levasse a todos os cantos do mundo. Muito obrigado, querido amigo”, disse José María Álvarez-Pallete, atual presidente da Telefónica.