A TIM adotou nesta sexta-feira, 10, o serviço de texto para voz Azure Speech em sua URA Inteligente, a Tais. A operadora utilizará o TTS Neural da Microsoft integrado ao IBM Watson para entregar uma voz sintetizada e realista (menos robótica e mais humana) para o cliente da operadora e está em 100% dos atendimentos da companhia (móvel e residencial).

A operadora foi procurada por Mobile Time para confirmar se a tecnologia já inclui IA generativa da OpenAI, que chegou aos serviços da Azure nesta sexta-feira. A companhia afirmou que não, ainda é uma geração anterior. IBM e Microsoft afirmam que a TIM é a primeira empresa do Brasil a utilizar voz sintética com o TTS Neural do Azure.

Criada em 2020, Tais atendeu 107 milhões de chamadas em sua história, 45 milhões delas apenas em 2022.

Como funciona

A conversão de texto em fala pode ser vista nesta página da Microsoft. Nela, o usuário escolhe o idioma, a voz (feminina ou masculina), o estilo da fala (geral ou calma), além da velocidade e do tom (do extremo grave ao agudo). Em uma janela ao lado das configurações, o consumidor pode escrever um texto para a IA da Microsoft fazer a leitura.

Mais de 400 vozes em 140 idiomas podem ser escolhidas dentro da TTS neural da Microsoft.