A Azienda Trasporti dell’Area Fiorentina (ATAF, o órgão de transporte público de Florença, na Itália) lançou um serviço de venda de passagens pelo celular em parceria com a Ericsson e com as operadoras de telefonia móvel TIM, Vodafone, Wind e 3 Italia. O serviço permite aos clientes destas operadoras comprar passagens de transporte público por SMS, com a sua cobrança sendo realizada diretamente na conta do celular.

Por meio desta iniciativa, as operadoras italianas fortalecem seu compromisso com a Mobile Pay, uma plataforma lançada em maio de 2011 na Itália para expandir o uso da tecnologia móvel como método de pagamento. A ATAF é a primeira gestora de transporte público da Itália a implementar serviços de pagamentos móveis.

A venda de passagens pelo celular é um novo passo em direção à adoção em massa do m-payment, um conceito que transforma os dispositivos móveis em “carteiras” eletrônicas para o pagamento de bens e serviços.

Em um estudo feito, na Itália, pela Universidade Politécnica de Milão, cerca de 65% dos entrevistados disseram que estavam interessados na compra de passagens pelo celular.

No Brasil, o transporte inteligente já é implementado em Curitiba, onde uma frota de ônibus se encontra conectada a uma rede 3G, o que possibilita a sua gestão inteligente e inúmeros benefícios à população. Desenvolvido pela Ericsson em parceria com a Vivo, o projeto torna o sistema de transporte mais eficiente, tirando das ruas ônibus excedentes em horários de baixa quantidade de passageiros e inserindo outros em horários de pico, por exemplo.