A participação dos canais móveis nas vendas da ClickBus (Android, iOS), start-up brasileira de comercialização de passagens de ônibus, vem crescendo rapidamente. Em 2014, apenas 4% dos acessos aconteciam via dispositivos móveis e estes respondiam por 2% das vendas. Agora, os canais móveis (app e site móvel) respondem por 48% do tráfego e por 25% das vendas, revela Cesário Martins, fundador e CEO da ClickBus.

"As pessoas acessam mais do que compram no mobile, o que está alinhado com outros segmentos. Usam o celualr para pesquisar e depois finalizam a compra pelo desktop", comenta Martins. Por outro lado, a recorrência na compra mobile é alta. Segundo o executivo, 90% dos que adquirem passagem de ônibus pelo celular compram de novo em menos de seis meses.

A ClickBus está conectada a 80 companhias de ônibus, que operam 97 mil rotas envolvendo 4,6 mil destinos. A empresa vende em média 250 mil passagens de ônibus por mês em suas três plataformas online (web, app e site móvel). Um ano atrás, a média era de 100 mil por mês.

"O mercado rodoviário está passando por uma modernização acelerada. É um segmento gigantesco, com mais de 160 milhões de pessoas viajando por ano no Brasil e mais de 190 empresas operando. É uma indústria antiga, mas que mudou bastante nos últimos 10 anos. Com a facilidade de se comprar um carro e com o barateamento das passagens de avião, as empresas de ônibus precisaram se modernizar. Elas melhoraram a experiência da viagem, aumentaram o conforto com poltronas reclináveis, e estão facilitando a compra de passagens, que é onde nós entramos", analisa.

SDK

Com o objetivo de melhorar ainda mais a experiência do consumidor na compra de passagens pelo celular, a ClickBus adotou o novo SDK de pagamento do MercadoPago, reformulando o seu processo de checkout. Em vez de um longo formulário, o consumidor passa a fornecer suas informações uma a uma. "Quando o usuário começa a digitar o número do cartão, já pescamos a bandeira. Esse foco em cada passo é importante no mobile", comenta. Sua expectativa é de que a adoção do novo checkout aumentará a conversão móvel, que passará de 10% para 15%.

Olimpíadas

Durante as Olimpíadas, foi notado um aumento sensível ans vendas de passagens de ônibus para o Rio de Janeiro na plataforma da ClickBus. O volume cresceu 300% em comparação com o mesmo período de 2015. Metade das vendas da ClickBus nas Olimpíadas foram de passagens que tinham o Rio como origem ou destino. O normal seria uma participação de 20%. Na opinião de Martins, houve uma preferência do brasileiro pelo transporte rodoviário para assistir as Olimpíadas, já que as passagens aéreas estavam muito caras.