A Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) e a Frost & Sullivan apresentaram uma parceria que deve gerar duas novas pesquisas sobre Internet das Coisas (IoT) na América Latina em 2018.

O primeiro estudo será uma atualização do trabalho publicado em 2017, “Brazilian Industrial Internet of Things Market, Forecast to 2021”, sobre as perspectivas do IoT no Brasil por setores como montadoras, transportes e manufatura. Agora, a pesquisa terá como foco hardware, software, serviços e conectividade.

Por sua vez, a segunda análise mostrará as oportunidades do segmento em redes LPWAN, seja em rede celular (NB-IoT ou LTE-M) ou redes alternativas (LoRa ou SigFox), além de comparar com as redes celulares.

“O IoT deixou de ser um referencial competitivo e já faz parte dos negócios. É um ecossistema em desenvolvimento”, disse Renato Pasquini, diretor de pesquisa e consultoria em TIC na Frost & Sullivan. “O IoT será enabler (facilitador) de novas tecnologias. Estimamos 40 bilhões de dispositivos conectados até 2025 no mundo”.

A ideia da parceria é apresentar esses estudos em eventos e grupos de trabalho, como explicou Flavio Maeda, presidente da Abinc. “Vamos trabalhar pesado nesta parceria com a Frost & Sullivan. Fomos atrás de profissionais de referência no mercado. Para os próximos meses teremos bastante trabalho.”