A Uber (Android, iOS, Windows Phone) tem usado cada vez mais o aprendizado de máquinas (machine learning, na tradução em inglês) para identificar riscos em tempo real. A concepção da solução é trazer mais segurança aos 500 mil motoristas e 20 milhões de passageiros do app no Brasil, através de análise de corridas anteriores.

Esta ferramenta, desenvolvida internamente na companhia, atua em tempo real e usa algoritmos que analisam (automaticamente) dados de milhões de corridas. Quando encontram uma viagem com potencial risco, o app de transporte pede informações adicionais e confirmação de identificação do passageiro. Caso o usuário não informe os dados, o pedido é bloqueado.

A apresentação da ferramenta de machine learning nesta terça-feira, 10, coincide com a presença da Uber no Seminário de Segurança na Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (LAAD). Em sua fala, a gerente de segurança da empresa de transporte, Stella Chamarelli, reforçou a parceria que a empresa pode ter com forças de segurança. Em especial, ao disponibilizar recursos de tecnologia do aplicativo (como GPS) para auxiliar em investigações, respeitando as regras de privacidade e do Marco Civil da Internet brasileira.