A Etilasat, operadora móvel sediada nos Emirados Árabes Unidos, anunciou a aquisição do controle do superapp Careem (Android, iOS), que pertencia à Uber, por US$ 400 milhões. 

O Careem atua em 10 países do Oriente Médio, Norte da África e Sudeste Asiático oferecendo serviços como delivery de alimentos, micromobilidade (bicicletas), carteira digital, aluguel de carros, limpeza doméstica, e corridas de automóveis particulares. Pela transação anunciada, a Etilasat passa a ser a controladora do superapp, mas a Uber e outros fundadores do Careem seguirão como acionistas minoritários. Além disso, o segmento de corridas de automóveis, especificamente, continuará nas mãos da Uber.

A Uber havia comprado o Careem em 2020 e ajudou o app a crescer rapidamente nos últimos anos. No ano passado, por exemplo, as vendas de produtos de mercearia do superapp cresceram 46 vezes nos Emirados Árabes Unidos. E o serviço de bicicletas dobrou sua base de veículos e cresceu 61%.

A Etilasat, por sua vez, atua em 16 países e tem mais de 160 milhões de assinantes. Recentemente está reposicionando sua marca com o nome de e& e uma estratégia de atuação em serviços digitais e também como veículo de investimento, deixando de ser somente uma operadora móvel.

Análise

A expansão das operadoras em outras verticais e criando joint-ventures ou adquirindo participações acionárias é uma tendência ao redor no mundo. No Brasil, TIM e Vivo têm se destacado com essa mesma estratégia, especialmente nos setores de finanças, saúde e educação. 

A abertura dessas novas frentes de negócios é o tema principal do evento MobiXD, organizado por Mobile Time, cuja segunda edição acontecerá no dia 16 de maio, no WTC, com a participação de executivos de diversas operadoras. Confira a programação e mais informações em www.mobixd.com.br