O Banco Central anunciou nesta segunda-feira, 10, que colocou em consulta pública duas propostas de novas funções para o Pix: o Pix Saque e o Pix Troco, ambas para retirada de recursos em espécie.

Como o próprio nome diz, o Pix Saque é uma funcionalidade associada apenas a saques de dinheiro. Já o Pix Troco está ligado a uma prestação de serviço –- o consumidor poderá, por exemplo, pagar um valor superior ao das suas compras e receber a diferença em espécie.

Pela proposta colocada em consulta pública, os usuários terão quatro saques gratuitos por mês, seja utilizando Pix Saque ou Pix Troco. A partir da quinta transação, as instituições poderão cobrar uma tarifa pela transação.

O BC definirá o limite de valor máximo que o usuário poderá sacar por dia, a princípio estipulado em R$ 500. Os estabelecimentos comerciais e demais agentes de saque terão liberdade de definir se querem ofertar apenas Pix Saque, apenas Pix Troco ou ambos; os dias e períodos que pretendem disponibilizar o serviço; informações sobre os valores (exemplo, apenas múltiplos de R$ 10), entre outros.

Na prática, o funcionamento será igual ao pagamento por Pix: haverá a leitura de um QR Code, pagamento autenticado, e a transferência. A diferença é que o usuário receberá o valor em dinheiro. Todas as pessoas que tiverem conta em uma das instituições participantes do Pix poderão utilizar os serviços.

Quem quiser contribuir na consulta pública poderá encaminhar suas sugestões pela página do Banco Central até o dia 9 de junho. A previsão é que o Pix Saque e o Pix Troco possam ser usados no segundo semestre deste ano.