Está no roadmap do Banco Central para os Pagamentos Instantâneos o Saque Pix, uma forma de o usuário da ferramenta poder retirar dinheiro em um estabelecimento comercial. Na prática, o cliente entra na loja, pede um saque para ser feito  a partir de sua própria conta corrente, por meio do Pix, e o varejista entrega o valor estipulado. A previsão é de que a novidade esteja disponível a partir do primeiro trimestre de 2021.

A nova funcionalidade do Pix foi compartilhada por Breno Lobo, chefe de subunidade no departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro, e Carlos Brandt, chefe-adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro (Decem), ambos do Banco Central, durante o primeiro dia do Mobishop, evento online promovido por Mobile Time que aconteceu nesta quinta-feira, 22.

O saque Pix é a prioridade “número 1” no roadmap de desenvolvimento de novas funcionalidades do Pix, disse Lobo.

Mais novidades

O roadmap conta com outras 16 novas funcionalidades com previsões de lançamentos diferentes. Entre elas está a API Pix de pagamentos entre empresas; a cobrança Pix, a ser lançada juntamente com a API de recebimento em um modelo “boleto like”; e o pagamento com documento, para compras que envolvem transferência de posse de ativos como imóveis ou carros.

Outra funcionalidade, também sem previsão de lançamento, é o “Pix garantido”, com parcelamento de compras e sem a possibilidade de se cancelar o débito, ou seja, com a garantia de que o vendedor receberá aquele valor na data prevista.

De acordo com o roadmap do Banco Central, há ainda a previsão de Pix por aproximação, com o uso da tecnologia NFC e o Split de pagamento.

Outra solução apresentada por Brandt foi a possibilidade de o recolhimento do FGTS por meio do Pix a partir de janeiro de 2021. “Há uma série de fricções neste recolhimento e com o Pix vai melhorar muito e qualquer participante poderá usar a ferramenta”, contou.