privacidade, vazamento de dados

A Samsung começou a adaptar suas regras de coleta e proteção de dados dos usuários de smartphones em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD. Mobile Time observou na última semana uma atualização em smartphones da classe S com os descritivos “foi aplicada a LGPD” e “a segurança de seu dispositivo foi aprimorada”.

Em resposta por e-mail enviada a esta publicação nesta segunda-feira, 10, Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung no Brasil, explicou:  “Mantemos a atualização constante das nossas Políticas de Privacidade como ocorreu nesta atualização nos smartphones, em que o consumidor tem mais detalhes sobre quais dados estão sendo processados e por que precisamos deles, além de atualizar a segurança de dados de acordo com possíveis novas ameaças identificadas”, disse o executivo.

“Cumprimos os requisitos da LGPD antes da criação da Lei e estamos sempre prezando por uma relação de transparência junto aos nossos consumidores. Um exemplo disso é que, em 2020, lançamos um Portal de Privacidade em que o consumidor pode gerenciar livremente seus dados”, completou.

Estar em conformidade significa que o usuário terá ciência de quais dados estão sendo processados pela fabricante e o motivo do uso. Com a Samsung, a ideia da atualização é dar clareza e segurança ao processo de coleta de informações. “O processamento de dados continuará o mesmo e sempre será revisado para acompanhar as novas necessidades de nossos consumidores ou novas diretrizes das autoridades de proteção de dados”, afirmou Citrini.

“Os consentimentos são obtidos separadamente e, em casos específicos, como para atividades de marketing quando a empresa precisa de mais um nível de dado dos consumidores para segmentar quem será impactado com o conteúdo. É o caso, por exemplo, de envio de e-mail marketing, que, neste caso, será enviado apenas para consumidores que desejam obter informações sobre smartphones (aqueles que deram o opt-in)”.

Terceiros e cronograma

Samsung

Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil. Foto: Gustavo Scatena / Imagem Paulista

Quanto à responsabilidade de dados pela empresa e a troca de informações com terceiros, o gerente sênior explicou que dependerá do “acordo com o serviço oferecido”. Ainda assim, Citrini afirma que o consumidor encontrará essas informações na política de privacidade ou no aviso de privacidade do produto e/ou serviço específico.

Sobre o cronograma de conformidade da Samsung em outros dispositivos, como notebooks, tablets e wearables, o profissional da marca explica que a atualização seguirá o cronograma da Samsung Brasil e “os usuários serão informados no momento oportuno”.