O Mercado Livre (Android, iOS) registrou um crescimento de 5 milhões de novos usuários em sua plataforma durante a crise do novo coronavírus. “Foi uma antecipação na mudança de comportamento do consumidor (do offline para o online). Nós tínhamos uma projeção do e-commerce, mas a pandemia antecipou esse momento”, disse Julia Rueff, diretora de marketplace da empresa, durante a live “A rápida transformação digital do varejo em tempos de lojas fechadas”, organizada por Mobile Time nesta quarta-feira, 10.

Rueff explicou que o comportamento do consumidor mudou quando analisadas as categorias de produtos comprados. Em especial, a diretora do marketplace viu um crescimento forte no segmento de supermercados –categoria adicionada recentemente à plataforma.

“Em média, o e-commerce como um todo no Brasil representa 6% das vendas do varejo. No segmento de eletrônicos chega a 25%. Supermercado ainda engatinha, com o online representando 1% a 2%. Em moda é 4% e eles tiveram que entrar rapidamente no online, pois as lojas físicas estão fechadas”, explica. “No geral, com 6% de penetração do e-commerce, a oportunidade de acelerar a digitalização é muito grande”.

Além de supermercados, Rueff revela que outras categorias tiveram destaque no Mercado Livre durante a crise, como produtos para casa, cozinha, fitness e saúde. A diretora vê que a adesão de consumidores e empresas ao online é um caminho sem volta.

“A partir do momento que você experimenta a comodidade da compra online, acho difícil a regressão. E quanto mais gente confia e compra, mais estimulam outras pessoas a fazerem compras neste meio”, completou.

Lives

A próxima live do Mobile Time acontecerá no dia 18 de junho, quinta-feira, e será sobre “O crescimento no consumo de conteúdos digitais durante a pandemia”. Estão confirmados como painelistas: Erick Bretas, diretor de produtos e serviços digitais da Globo; Eduardo Albano, COO do Ubook; Luciana Cardoso, diretora de estratégias digitais do Estadão; e Rafaela Furtado, head de parcerias estratégicas na América Latina do TikTok.

Para mais informações e compra de ingressos acesse a página do evento no Sympla ou fale com a equipe do Mobile Time: eventos@mobiletime.com.br / 11-3138-4619 (WhatsApp) / 11-96619-5888.

Confira aqui o calendário de lives e eventos digitais do Mobile Time para 2020.