Mais de 500 dispositivos 5G foram lançados em todo o mundo, estima a GSA. Há ainda outros 311 anunciados mas não postos à venda.

Dos equipamentos 5G anunciados, os handsets lideram com 50%, seguido por FWA com 17% e módulos

O compilado da GSA feito com 128 fabricantes revelou que 511 equipamentos com 5G foram lançados globalmente e um total de 822 anunciados, faltando 311 dispositivos serem laçados no mercado. Os smartphones lideram a lista com 460 anunciados e 350 disponíveis comercialmente. Em FWA, destinados para conexão do 5G em casa, 144 equipamentos foram anunciados pelos fabricantes e 56 estão à venda.

Completam a lista entre equipamentos anunciados e lançados: módulos; roteadores e modems; notebooks; tablets; modems para automóveis; e dispositivos conectados. De acordo com trecho do relatório, a expectativa é que o ecossistema de dispositivos continue crescendo rapidamente.

Operadoras

Foto de divulgação do On Site 5G da Verizon

Trabalhador norte-americano com conexão 5G (divulgação/Verizon)

AT&T e Verizon

Nos Estados Unidos, duas operadoras avançaram com inovações na quinta geração das redes celulares.

A AT&T realizou a primeira ligação na banda C – feita em meados de maio na região de Detroit, usando um smartphone com modem da Qualcomm e core de rede da Nokia no espectro n77 (3,7 GHz a 3,9 GHz). Essa é a primeira etapa da companhia antes da expansão comercial da banda C, que foi adquirida em janeiro deste ano. Até o final de 2023, a operadora espera cobrir 200 milhões de norte-americanos nesta frequência.

Por sua vez, a Verizon lançou sua primeira rede comercial privada no 5G. Batizada de On Site 5G, a oferta é uma evolução da rede privada LTE, On Site 4G. A ideia da operadora é que instituições públicas e privadas usem a quinta geração com base em suas necessidades, como aplicações com realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial, machine learning e análise de dados em tempo real. A companhia busca oferecer a rede privada para setores como manufatura, utilities, extração de óleo e minérios, logística, transporte e saúde.