A Apple obteve nos Estados Unidos a patente do que pode vir a ser um aplicativo de viagens com tecnologia NFC (Near Field Communication). Segundo o projeto registrado, o app armazenaria informações referentes a todos os aspectos de uma viagem, indo de tickets de avião a códigos localizadores de bagagens. Os dados seriam transmitidos em postos de check-in e aduanas, por meio da aproximação do dispositivo móvel a uma máquina de leitura, de modo semelhante ao que ocorre atualmente com cartões de acesso a ônibus.

Caso efetivamente implementado, o aplicativo teria o potencial de mudar a forma como as viagens são efetuadas atualmente. Dados referentes a impressões digitais, por exemplo, não seriam mais obtidos por meio de carimbos ou leitores digitais, mas transmitidos do smartphone diretamente para os computadores das autoridades responsáveis. Também os tíquetes de embarque não teriam mais que ser impressos e lidos por códigos de barras, sendo apenas necessária a transferência direta do número da passagem para o leitor. As informações são do site Engadget.

Análise

A notícia é um indício de que a próxima versão do iPhone poderá ser habilitado para NFC. Rumores sobre a inclusão dessa un funcionalidade circulam desde o lançamento do iPhone 4. A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema.