O Android começou uma reviravolta em relação à monetização via publicidade móvel, de acordo com relatório da Opera Mediaworks divulgado nesta quinta-feira, 10, referente ao segundo trimestre de 2014. O sistema do Google já é líder mundial de tráfego em anúncios desde o final do ano passado, e este ano chegou a 49,64% de todas as impressões medidas pela empresa, um crescimento de 7,2 pontos percentuais no comparativo anual.

A maioria (95,75%) desse tráfego mundial do Android é em smartphones, correspondendo a 47,53% do total de todas as plataformas. Tablets com o sistema foram apenas 2,11% do mercado. Com isso, o sistema do Google foi responsável por 38,6% das receitas em anúncios móveis, 5 p.p. a mais em relação a 2013. Ainda assim, o iOS também aumentou e totalizou 53,12% de toda a receita desse mercado.

No ranking mundial, o sistema da Apple possui 37,21% do tráfego. A maioria (69,6%) é proveniente do iPhone e 22,95% do iPad. Os outros 7,44% são correspondentes a tráfego do iPod touch.

As redes sociais continuam sendo os maiores responsáveis pelo tráfego móvel, com serviços de música e vídeo gerando a maior quantidade de receitas. A empresa não divulgou números precisos em relação aos temas.

Copa

Entre os 20 maiores mercados de tráfego de publicidade móvel, o Brasil está em sétimo, atrás de Estados Unidos, Índia, Indonésia, Reino Unido, Rússia e Canadá. Segundo a Opera, a audiência brasileira quase dobrou com a Copa do Mundo, na comparação dos meses de abril e junho deste ano. Os aparelhos com Android foram responsáveis por 79% do total desse avanço no tráfego de dados móveis no País.

A Copa também tem gerado tráfego em sites e aplicativos com as palavras "soccer" ou "football". Entre esses, o Brasil é o 14º colocado em volume. Já em impressões de publicidade relacionada ao torneio, o País ficou em sétimo lugar.