A WBA (Wireless Broadband Alliance), entidade sem fins lucrativos que reúne empresas do mundo inteiro que atuam em banda larga sem fio, incluindo diversos fabricantes e operadoras, publicou um documento com as melhores práticas para a instalação das futuras redes no padrão Wi-Fi 6, cujo lançamento oficial deve acontecer no fim deste ano.

O documento traz recomendações para que operadoras e empresas consigam atender a contratos de qualidade de serviço em parâmetros como velocidade, latência, priorização de tráfego, dentre outros. São descritas melhores práticas para o planejamento de radiofrequência em redes Wi-Fi 6 levando em conta fatores como direcionamento de banda, MU-MIMO e ajustes para garantir atendimento em áreas de grande densidade de usuários, além de assegurar uma mobilidade sem fricção entre hotspots e a compatibilidade com padrões antigos de Wi-Fi.

O documento analisa cenários diversos para a instalação das redes, desde residências até escritórios, passando por áreas públicas, estádios e soluções de IoT. O white paper pode ser baixado neste link.

Hoje há 9 bilhões de devices Wi-Fi no mundo, número maior que o de habitantes do planeta (7,6 bilhões), informa a WBA. Entre os membros da entidade estão AT&T, Cisco, Boingo, Google, Facebook, KT Telecom, e muitas outras empresas.