A Liftit, uma empresa de automação e entrega que usa inteligência artificial, recebeu um investimento de US$ 22,5 milhões de dólares na última terça-feira, 7. A rodada de investimento da série B foi liderada por Cambridge Capital e teve a participação de International Finance Corporation (IFC), Monashees, Jaguar Ventures e NXTP Ventures.

Na rodada anterior, em dezembro de 2019, a companhia recebeu US$ 14,3 milhões de IFC e Monashees, como líderes, além Jaguar Ventures, fundo de investimento do Mercado Livre e NXTP Ventures. De acordo com o Crunchbase, se somada com a rodada de seed, a startup angariou aproximadamente US$ 40 milhões.

Com a injeção de capital entram para o quadro de diretores da startup: Ben Gordon e Matt Smalley, da Cambridge Capital, e Ed Feitzinger, ex-VP de logística Global da Amazon.

Como funciona

A empresa funciona com uma plataforma em nuvem, que une motoristas de transportes VUC (long haul, em inglês) para transporte de carga imediato. Sua atuação é em duas frentes: entrega em last mile para o consumidor final; e em first mile para insumos em fábricas e centros de distribuição.

O entregador recebe a rota automatizada com base nas informações de trânsito locais. Por sua vez, os clientes recebem notificações via SMS, e-mail ou push, podem monitorar o deslocamento da carga em tempo real e agendar o serviço para retirada e entrega.

Vale dizer que o app do entregador tem, inclusive, espaço para confirmação de assinatura digital do cliente que confirma o recebimento do produto, conforme vídeo explicativo em espanhol.

História

Fundada em Bogotá em 2017, a Liftit atua na Colômbia, no Brasil, no México, no Chile e no Equador, a empresa informa em seu site que possui mais de 2 mil motoristas autônomos cadastrados em sua plataforma para executar as entregas. Na companhia são 300 funcionários contratados.

Entre seus clientes mais notórios na América Latina estão Leroy Merlin, Pepsi e Bimbo.