A Takenet, fornecedora de serviços de valor agregado (SVA) para telefonia móvel, defende a utilização de SIMcards para oferecer serviços de pagamento móvel. Em evento sobre o setor em São Paulo, nesta terça-feira, 10, a empresa se posicionou a favor da existência de diversos modelos no mercado, mas acredita que o SIMcard seria o que mais inclui a população.

Segundo Philemon Mattos, diretor de desenvolvimento de negócios da Takenet, enquanto o modelo por NFC exige que os usuários tenham celulares compatíveis com a tecnologia, o SIMcard já faz parte de todos os tipos de celular. “O SIMcard é universal. Se eventualmente, o usuário mudar de um feature phone para um smartphone, ele terá uma experiência contínua”, disse Mattos.

A Takenet, em parceria com a G&D e a Minutrade, oferece um serviço a empresas para que elas recebam qualquer aplicativo desejado nos SIMcards. Nesse sentido, qualquer tipo de aplicação de mobile payment que esteja dentro do chip estará mais segura, segundo Mattos. “Usamos o SIMcard como canal de comunicação, segurança e autenticação da aplicação de pagamento móvel”, diz. O método usa um SMS binário que diminui os riscos de fraude.

O executivo também aponta para programas de bonificação e incentivo que podem ser oferecidos aos consumidores pelo SIMcard.