Outro país que já está avançando no mundo em termos de pagamentos móveis são as Filipinas. Há três semanas, a operadora Smart se uniu ao PlaNet Finance Group para criar o mBank. A nova empresa oferece poupança e empréstimos para filipinos que não têm contas bancárias, mas estão presentes no ecossistema da comunicação móvel por serem assinantes de celulares – cerca de 21 milhão de pessoas.
O conceito lembra o do M-Pesa, do Quênia, que usa 'agentes de campo' para fazer a intermediação entre o cliente e a operadora. A Smart tem entre 700 mil e 1 milhão de comerciantes vendendo créditos para seus celulares e, nas Filipinas, eles serão esses agentes. "Eles é que vão coletar os dados dos clientes e inseri-los no sistema – um celular Android", diz Tricia Dizon, diretora de Serviços Financeiros da Smart. A autorização do empréstimo terá como base esse dados pessoais mais os hábitos de uso do cliente pré-pago.
Ainda nas Filipinas, a operadora Globe Telecom, que já está há alguns anos no mercado de pagamentos móveis, mostra um portfólio vasto de parcerias: se, por um lado, é a responsável por fazer o pagamento de benefícios governamentais para famílias pobres, por outro, tem parcerias com empresas como Amex e Starbucks, cujo público-alvo são consumidores com maior poder aquisitivo.