Além de ser a fabricante que selecionou o maior número de aplicativos nacionais para a primeira parte da exigência do governo, a Apple foi a única que incluiu aplicativos do governo brasileiro.

Dos 21 aplicativos escolhidos pela empresa norte-americana aprovados pelo Ministério das Comunicações, cinco são de serviços do governo. São eles: Infraero, Viajantes no Exterior, Calculadora do Cidadão, Pessoa Física e Câmbio Legal.

O Infraero Voos Online, desenvolvido pela AgênciaClick, permite a consulta de horários e status de voos. Os apps Calculadora do Cidadão e Câmbio Legal são do Banco Central, e oferecem o cálculo de aplicações, financiamentos e correção de valores com base nos indicadores financeiros do órgão, e a busca de pontos de câmbio no País, respectivamente.  A Serpro  (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa vinculada ao Ministério da Fazenda, desenvolveu o Pessoa Física, de consulta de informações e declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, e o Viajantes no Exterior, que oferece informações e serviços às pessoas que viajam para fora do Brasil.

Fabricado no Brasil

A partir desta quinta-feira, 10, já é possível ver os aplicativos brasileiros destacados na App Store, formato que a fabricante escolheu para destacá-los. Ao abrir a loja brasileira de aplicativos, o catálogo “Fabricado no Brasil” lista os 21 apps selecionados divididos em categorias, como mostram as imagens abaixo.