81% dos principais executivos do Brasil têm projetos em andamento na transformação digital. Mas o estudo da Opinion Box apresentado no CI&T Biz Impact nesta quinta-feira, 10, demonstra que apenas 46% dos líderes consideram que suas companhias estão prontas para esse processo.

Realizada com mais de 1 mil líderes (C-Level, diretores, gerentes e coordenadores) entre 27 de setembro e 7 de outubro, a pesquisa foi encomendada pela CI&T, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais.

Os gestores brasileiros acreditam, em sua maioria (91%), que suas empresas querem aumentar a adoção da transformação digital. Contudo, indicaram como principais dificuldades para implementá-la: limitação de orçamento (41%); burocracia interna (38%); áreas com metas diferentes e segmentadas (24%); e baixa maturidade digital da equipe (23%).

51% dos profissionais afirmam que se consideram totalmente preparados para liderar a transformação digital. Um cenário que preocupa, uma vez que a outra parte (49%) se considera apta ou pouco apta para gerir a transformação digital na empresa.

Responsabilidades

O estudo apresentou também informações sobre responsabilidades nas empresas e a pressão da transformação digital. Na visão de 43% dos executivos, a área de TI de suas companhias é fundamental para o processo. Isso reflete diretamente na distribuição de investimento para a digitalização, pois 41% aportam mais capital no TI. Em relação à pressão, 31% consideram-se à frente do mercado; mas 42% veem os seus rivais mais avançados.

Dados

57% dos executivos acreditam que a estratégia pode ser pautada em dados e 65% percebem que sua empresa não está pronta para tal. Outro destaque é que 32% culpam a falta de mão de obra profissional, mas apenas 39% possuem estratégia data-driven.