A Microsoft apresentou cinco soluções que buscam facilitar a entrada da inteligência artificial na saúde. Um dos principais destaques é a chegada de recursos de IA generativa para o Azure AI Health Bot, algo que permitirá a criação e implementação de assistentes virtuais e chatbots das instituições de saúde para o atendimento de seus pacientes.

Outra novidade é a análise de texto para saúde, Text Analytics for Health, que oferece modelos de código aberto para extrair e rotular dados em saúde via Azure OpenAI. Também há novos recursos de inteligência artificial no Azure, o Azure AI Health Insights, que fornece informações do histórico do paciente, simplificação de relatórios clínicos (do jargão do médico para linguagem simples do paciente) e verificação de exames radiológicos.

Por meio da plataforma Microsoft Fabric do Microsoft Cloud for Healthcare (nuvem), as empresas do setor poderão unificar dados para analisar e visualizar informações valiosas. Essa solução já está em uso por organizações como a Arthur Health, que usará a tecnologia para alimentar modelos de cuidados preditivos feitos em parceria com a Quisitive.

Outra solução que foi disponibilizada na semana passada, está em uso pela Atrium Health, mas faz parte do mesmo pacote de saúde, é o Copilot Dax da Nuance que ajuda médicos na economia de tempo em tarefas como documentação da visita de pacientes. Após notar uma média de economia de tempo de 40 minutos, a Atrium quer expandir o copiloto de saúde para 40 hospitais e 1,4 mil locais de atendimento.