A Yahoo! do Japão lançou a sua própria loja de aplicativos móveis Android. Por enquanto, o site apenas disponibiliza links para o Android Market, da Google, mas a Yahoo! japonesa informa que começará a vender diretamente os apps a partir do ano que vem.

Análise

Essa não é a primeira loja independente a vender conteúdo Android. Vale lembrar que a Amazon tem uma também, assim como a Baidu, site chinês de buscas web.. E há vários exemplos de lojas de menor porte no mercado chinês, algumas sem qualquer controle sobre o conteúdo em seu catálogo, o que é uma porta aberta para a disseminação de malwares e de material sem licenciamento.

O Android Market detém a hegemonia das vendas de aplicativos Android, até porque vem embarcado em todos os aparelhos com esse sistema operacional. Contudo, deve começar a perder share para lojas independentes. Algumas, como a da Amazon, têm como diferencial uma melhor curadoria dos títulos oferecidos. Outras, como algumas chinesas, miram no extremo oposto, com um catálogo aberto, atraindo incautos ou usuários experientes à procura de conteúdo ilegal.