Um dos maiores desafios dos provedores de internet ao redor do mundo é prover suporte técnico pós-instalação. Isso porque muitas vezes o problema que o cliente reclama não está relacionado à rede do ISP, mas à cobertura Wi-Fi dentro de casa ou escritório. Para melhorar a instalação, diminuir as reclamações e reduzir visitas técnicas desnecessárias, a Ookla lançou um dispositivo que ajuda a diagnosticar aonde está o problema em uma rede Wi-Fi, o Speedtest Pulse.
O objetivo é que esse dispositivo seja utilizado pelos técnicos dos provedores no ato da instalação e também em qualquer visita técnica posterior. O equipamento primeiro é conectado ao roteador via cabo de rede para medir se a conexão até aquele ponto está correta. Depois, é feita a avaliação do sinal de Wi-Fi emanado pelo roteador, verificando se há algum problema de potência, de interferência no canal ou qualquer outro. Os dados são apresentados em um aplicativo no smartphone do técnico, pareado com o Speedtest Pulse. No ato da instalação, é gerado um relatório que pode ser útil no caso de alguma visita técnica futura.
Além de melhorar o suporte técnico, o Speedtest Pulse pode contribuir para os provedores fazerem novas vendas, como a de repetidores de sinal Wi-Fi, sugere Mark Giles, diretor da Ookla, em conversa com Mobile Time.

Speedtest Pulse (crédito: divulgação)
Speedtest Pulse: modelo de negócios
A Ookla vai vender o dispositivo e cobrar separadamente uma mensalidade pelo uso do seu software. Os valores variam de acordo com o volume contratado e com cada negociação.
Os primeiros pilotos com o dispositivo começam em novembro.
O Speedtest Pulse estará disponível para vendas no mundo todo.
A imagem no topo foi produzida por Mobile Time com IA

