Cinco meses depois de anunciarem uma parceria histórica para conquistar clientes corporativos, a Apple e a IBM lançaram nesta quarta-feira, 10, os primeiros produtos desenvolvidos para o sistema operacional iOS e dispositivos móveis da Apple (iPhone e iPad). Ao todo, as empresas estão anunciando dez aplicativos de um portfólio que pode incluir 100 ou mais programas que integram a plataforma IBM Mobile First for iOS. Os aplicativos, que serão oferecidos na nuvem, são voltados a tarefas específicas para várias indústrias, incluindo companhias aéreas, bancos, varejistas e empresas de telecomunicações.

Além da oferta de aplicativos de negócios voltados a usuários corporativos, o acordo entre as empresas envolve outros softwares e serviços da IBM. A gigante de TI também planeja desenvolver serviços de computação em nuvem otimizados para a plataforma Apple.

Para as companhias aéreas, por exemplo, as empresas desenvolveram um app que permite aos pilotos reunirem informações sobre planos de voo, horários e condições de tempo, bem como relatar problemas para o pessoal de terra ou decidirem sobre a economia de combustível durante o voo. Outro app possibilita que os tripulantes forneçam informações sobre o progresso da viagem ou que agentes de atendimento remarquem voos para que os viajantes não percam as conexões programadas.

A IBM tem trabalhado com cerca de 50 empresas no desenvolvimento de aplicativos para iOS. O Citigroup, um dos maiores bancos dos EUA, está entre eles. Outro aplicativo que está sendo lançado permite que gerentes que visitam pequenas empresas possam visualizar perfis de clientes, analisar dados de mercado, fazer recomendações personalizadas e todo o processo de pedido de empréstimo.