A Qualcomm anunciou em seu site nesta segunda-feira, 10, que conseguiu duas liminares no Tribunal Popular Intermediário de Fuzhu, na China, que proíbem a importação e venda de vários modelos de iPhone na China devido a violações de patentes, embora a Apple afirme, segundo a Reuters, que seus telefones continuam disponíveis no país.

As liminares são contra quatro subsidiárias chinesas da Apple que devem parar imediatamente de infringir duas patentes da Qualcomm por meio de importação, venda e ofertas dos seguintes modelos de iPhone na China: : iPhone 6S, o iPhone 6S Plus, o iPhone 7, o iPhone 7 Plus, o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X. As duas patentes foram anteriormente consideradas válidas pela SIPO, o escritório chinês de patentes.

No comunicado que está no site da empresa, o vice-presidente executivo e conselheiro geral da Qualcomm, Don Rosenberg, diz acreditar na necessidade de proteger os direitos de propriedade intelectual enquanto a Apple se recusaria a a compensá-los, mesmo se beneficiando das propriedades intelectuais da Qualcomm.

As patentes

As patentes permitem que os consumidores ajustem e reformatem o tamanho e a aparência das fotos e gerenciem aplicativos usando uma tela sensível ao toque ao visualizar, navegar e dispensar aplicativos em seus telefones.

Alterações para escapar

Segundo a Reuters, como as patentes dizem respeito a software, a Apple pode fazer alterações em seu software para evitar as patentes e ainda conseguir vender seus telefones.

Versão da Apple

Em comunicado, a Apple afirma que o esforço da Qualcomm é uma medida desesperada para proibir os produtos da empresa californiana e cujas práticas ilegais estão sendo investigadas por reguladores em todo o mundo. Disse também que todos os modelos do iPhone continuam disponíveis para seus clientes na China. Os novos smartphones usam a versão mais recente do sistema operacional da Apple, o iOS 12.