A chinesa Huawei é a principal detentora de patentes de tecnologia 5G no mundo. O relatório da IncoPat identificou 8.607 patentes entre janeiro e outubro de 2020.

Segundo o jornal South Morning Post, China possui 32% de participação das patentes depositadas, a mesma porcentagem dos Estados Unidos, seguidos pelo Japão, com 15%, e Coreia do Sul, com 7%. E a Qualcomm, no mesmo período, teria depositado 5.807 patentes. Outro fornecedor chinês de smartphones ficou em terceiro lugar. No caso, a Oppo, com 5.353 patentes.

No relatório, a IncoPat informa que a lista é baseada em dados públicos de patentes no campo de redes de comunicação sem fio, incluindo tecnologia de rede móvel 5G de próxima geração.

A Huawei também lidera as contribuições relacionadas ao 5G para 3GPP, organização internacional que desenvolve padrões de telecomunicações, batendo a rival europeia Ericsson e a americana Qualcomm, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa e consultoria Strategy Analytics no início deste ano.