A Mambo Wi-Fi e a Helium anunciaram a criação de uma joint venture no Brasil para expandir a conectividade descentralizada sem fio no país. Caberá à Mambo Wi-Fi, com mais de 40 mil pontos de acesso, ser a base operacional e de infraestrutura para a entrada da norte-americana no Brasil, com seus Passpoints (ou Hotspots 2.0) para permitir que operadoras e provedores ISPs façam offload de dados, reduzindo o congestionamento de suas redes e expandindo a conectividade.

O modelo da Helium permite que pessoas, empresas e provedores instalem hotspots para a ampliação do sinal da rede móvel, como uma pequena torre de celular. Ao se conectar, o usuário sai da rede de dados de sua operadora – 4G ou 5G – e entra na rede Wi-Fi oferecida pelo estabelecimento ou empresa, fazendo o chamado offload de tráfego. A Helium possui nos Estados Unidos e México 120 mil hotspots e atende 2 milhões de usuários por dia. O Brasil será o terceiro mercado para os seus serviços.

Em conversa com Mobile Time, Katie Pierozzi, cofundadora e CEO da Mambo WiFi, a joint venture – ainda sem nome – está em conversas com ISPs e MVNOs, além das grandes operadoras de telecom.

“A gente tem a tecnologia de Passpoint offload e estamos vendendo para MVNOs e para as MNOs. Sobre as três grandes [operadoras], todas têm interesse em ter esse tipo de tecnologia”, resume a executiva.

Ela explica que o offload para o Wi-Fi tem uma motivação econômica forte para as teles, com possibilidade de redução de custos em até 30 vezes, sobretudo por conta da infraestrutura. As small cells para 5G são caras em comparação ao Wi-Fi e, para as MVNOs, como o custo das MNOs é muito alto (com cobrança por tráfego de dados), a solução do Wi-Fi deverá atrair muitas delas. “Para MVNOs é interessante porque elas pagam às MNOs e é um custo muito alto. E você vê um shopping, uma estação de trem: para eles o investimento em infraestrutura é muito caro. O Wi-Fi acaba sendo uma ótima solução”, resume.

Testes no Terminal Gentileza, Rio

O Terminal Intermodal Gentileza (TIG) no Rio de Janeiro servirá como laboratório experimental, utilizando a rede Wi-Fi 6 preparada para o offload da Helium, permitindo coletar dados de uso e experiência do usuário em um cenário de alto fluxo.

Para o consumidor final

Para o consumidor final, a mudança da rede pública de sua operadora para o Wi-Fi descentralizado da joint venture procura reduzir ao máximo o atrito. A experiência é desenhada para ser “invisível” e “automática”, eliminando a necessidade de buscar redes e preencher cadastros ou assistir anúncios para poder acessar a internet sem fio.

A executiva da Mambo Wi-Fi explica que a entrada do usuário acontecerá da seguinte forma:

  1. Configuração Inicial (instalação do perfil) – Para que o celular reconheça a rede segura, o usuário precisa ter um “perfil Passpoint” instalado. Isso pode acontecer de duas formas principais:
  • Via aplicativo (mais comum para MVNOs) – O usuário recebe uma notificação no aplicativo da sua operadora (ou de um estabelecimento parceiro, como um shopping). Com um clique ele aceita baixar e instalar o perfil de segurança no aparelho;
  • Nativo (Carrier Bundle): No caso de grandes operadoras que fechem acordos diretos, esse perfil pode vir pré-instalado nas configurações de rede do celular, sem que o usuário precise fazer nada. Ou seja, o ir e vir do offload será sem atrito e “invisível” para o cliente.
  1. Uso Cotidiano (conexão automática) – Uma vez que o perfil está instalado:
  • Conexão Automática: Quando o usuário entra em uma área coberta pela rede Mambo/Helium (como o Terminal Gentileza ou um shopping), o celular identifica a rede e migra do 4G/5G para o Wi-Fi automaticamente.
  • Autenticação Silenciosa: A validação é feita em segundo plano (background), sem telas de login.
  • Garantia de Qualidade (QoS): O sistema possui inteligência para só realizar a troca se a conexão Wi-Fi for de alta qualidade. Se o sinal do Wi-Fi estiver ruim, o celular mantém-se no 4G/5G ou volta para ele automaticamente. A ideia é garantir que o usuário nunca fique sem internet.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!