Não faltam acessórios de smartphones com os propósitos mais diversos na CES, feira que acontece esta semana em Las Vegas. Um que merece destaque é o Mauz, acessório que transforma o iPhone em um mouse ou controle remoto para PCs e TVs inteligentes. Ele usa o acelerômetro do iPhone para operar enquanto mouse, comunicando-se via Wi-Fi com o PC. É possível também criar atalhos para determinadas ferramentas em softwares de PCs, que passam a ser acessíveis com um toque na tela do iPhone. No stand da Spicebox, empresa californiana fundada por israelenses responsável pela criação do Mauz, é demonstrado o uso com o Photoshop, com vários atalhos embutidos no iPhone. Quando o usuário troca de software na tela do PC, os atalhos mudam na tela do celular.

O Mauz também funciona como um controle remoto com sensor de movimento, tal como o controle do videogame Wii. Isso é prático especialmente para programas que envolvem modelagem em 3D, pois pode-se virar o objeto modelado na tela girando o iPhone no ar.

O mais interessante, contudo, é o uso da câmera frontal do telefone para reconhecimento visual de gestos feitos sobre o iPhone, enquanto este repousa sobre uma mesa. No stand foi demonstrado o uso com o Google Earth: o zoom e o giro da Terra eram comandados por gestos feitos na frente da câmera do iPhone.

Além de interagir com PCs, Mauz pode servir também como controle remoto de smart TVs ou de qualquer outro device que tenha conectividade Wi-Fi.

Mauz por enquanto é um protótipo. A versão comercial para iPhone 4 e 4S será lançada nos EUA dentro de seis meses a um preço entre US$ 60 e US$ 90. Para iPhone 5 a expectativa é agosto. E uma versão para Android está prevista para o fim do ano. Por fim, a Spicebox vai disponibilizar um SDK (Software development kit) para desenvolvedores interessados em integrar seus programas com o Mauz.

As fotos desse e de outros produtos da CES 2013 estão na página do Facebook de MOBILE TIME.