A ESET descobriu um novo golpe enviado por WhatsApp. Trata-se de uma ação criminosa que oferece uma falsa inscrição para vagas de emprego no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com a companhia de segurança, 6 mil pessoas acessaram a página do golpe.

Na mensagem criada pelos hackers, as vagas no SAMU oferecidas teriam salarial inicial de R$ 3,4 mil, sem necessidade de experiência prévia. O usuário é convidado a clicar na mensagem para se inscrever no processo. O usuário é direcionado para outra página para preencher seus dados pessoais.

Após informar seus dados, a vítima é direcionada a outra página que pede para enviar as mensagens para dez amigos ou grupos do WhatsApp para dar continuidade ao processo seletivo.  Depois de compartilhar a mensagem com dez pessoas ou grupos, o usuário é encaminhado para dois sites distintos que têm como objetivo gerar ganhos financeiros com publicidade para os criminosos.

Nota-se o uso de engenharia social: os hackers colocam na página mais de 52 mil comentários falsos para dar credibilidade ao golpe. Os bandidos se aproveitam da inocência e do desespero das vítimas, uma vez que o país fechou o mês de novembro de 2018 com um índice de 11,7% de desemprego, segundo o IBGE.

Vale lembrar, o SAMU é um serviço público de atendimento de emergência do Ministério da Saúde. Suas vagas de emprego dão-se por meio de chamamento ou concurso público do governo federal.