A A4WP (Alliance for Wireless Power) e a PMA (Power Matters Alliance), duas das maiores alianças industriais globais para desenvolvimento de tecnologias de recarga sem fio, anunciaram que vão somar esforços para que seus produtos sejam interoperáveis. Para se ter uma ideia da importância do acordo, a A4WP reúne nomes como Samsung, Qualcomm, Intel e Broadcom, enquanto a PMA tem como membros a Duracell, a Starbucks e a Procter & Gamble. Pelo acordo, a PMA vai adotar as especificações da A4WP em recarga por ressonância magnética em transmissores e receptores, enquanto a A4WP incluirá a opção de recarga por indução seguindo as especificações da PMA.

Análise

A recarga sem fio é considerada o futuro para aparelhos portáteis, como smartphones, tablets e wearable devices. Em vez de plugá-los a tomadas na parede, basta posicioná-los em cima de superfícies especiais que transmitem a energia. Redes de restaurantes e cafeterias nos EUA, como a Starbucks, já começaram a oferecer esses tapetes de recarga acoplados em suas mesas, para conforto de seus clientes.

O acordo entre A4WP e PMA é um importante passo no caminho da padronização da tecnologia, o que é, sem dúvida, um fator determinante de sucesso. Contudo, ainda resta um terceiro e enorme grupo, o Wireless Power Consortium, que adotou um padrão de recarga sem fio chamado Qi e que tem entre seus membros a Nokia e a LG.