A Qualcomm apresentou um novo processador para wearables nesta quinta-feira, 11, o chipset Snapdragon Wear 2100, que possui duas versões: tethered (com Bluetooth e Wi-Fi) e com conexão direta (com LTE, 3G, Wi-Fi e Bluetooth).

A companhia norte-americana vê no modelo conectado uma chance dos wearables se tornarem verdadeiras estações de comunicação. Com ele, o usuário de um relógio inteligente poderia receber ligações, ouvir música via streaming, enviar mensagens diretamente do smartwatch – os atuais dispositivos do gênero precisam funcionar pareados a algum smartphone.

Destaca-se no Snapdragon Wear 2100 seu tamanho, 30% menor em relação aos modelos anteriores e devem consumir menos bateria – 25% menor. A ideia da Qualcomm é deixar os gadgets menores, durando mais e com mais cara de relógio – algo que a Fossil fez recentemente com sua linha Q.

Além de relógios inteligentes, a Qualcomm acredita que o chipset pode ser usado em outros dispositivos, como dispositivos smart eyewears e headsets conectados.

Atualização para tablets e smartphones

Além do dispositivo para wearables, a empresa lançou outras três atualizações dos processadores Snapdragon 617, 430 e 412: são os chips Snapdragon 625, 435 e 425. Em sua atualização, Qualcomm busca alcançar os mercados de tablets e smartphones com preços de entrada e gama média.

O processador 625 poderá fazer gravações em 4K, câmera de 24 megapixels traseira e 13 megapixels frontal, além de uma GPU Adreno 506 para alcançar os fãs de jogos em dispositivos móveis. No Snapdragon 435, destaca-se o suporte à conexão X8-LTE, o primeiro da série 400 da Qualcomm a aceitar velocidades de LTE Cat 7 (até 300 Mbps de download e 100 Mbps de upload).

O chipset 425 eleva a categoria de entrada e mid-range para X6 LTE, e pode dar acesso ao LTE Cat 4 (150 Mbps de download e 75 Mbps de upload), além de câmera de 16 megapixels traseira e gravações de vídeo em 1080 pixels.