Fevereiro foi o mês do fenômeno Flappy Bird na App Store. O jogo simples e viciante criado pelo vietnamita Dong Nguyen ficou em segundo lugar entre os apps gratuitos mais baixados no mundo na App Store durante esse mês, segundo relatório publicado pela Distimo. O curioso é que o game esteve disponível apenas nos primeiros nove dias do mês: em 9 de fevereiro, Nguyen o retirou da App Store, alegando que não estava conseguindo lidar com o sucesso da sua criação. Mas era tarde: clones de Flappy Bird já estavam sendo criados por outros desenvolvedores e aproveitaram o vácuo deixado pelo original. Por sinal, o primeiro lugar no ranking ficou com uma das cópias: Splashy Fish (isso mesmo: em vez do pássaro, um peixe). E o terceiro lugar foi para outro clone: Ironpants. Em quarto e quinto lugares ficaram o game Unroll Me e o YouTube, respectivamente.

Na Google Play o fenômeno Flappy Bird não conseguiu chegar ao top cinco entre apps gratuitos. Os títulos mais baixados de fevereiro foram os mesmos de janeiro, com pequena alteração nas posições. A ordem, do primeiro ao quinto, foi: Facebook, WhatsApp, Facebook Messenger, Clean Master e Candy Crush Saga.

Na categoria de apps pagos na App Store, com exceção do líder Minecraft, do segundo ao quinto lugar houve novidades: Threes!; Hide n Seek; Card wars; e The room 2. Na Google Play, o ranking de apps pagos em fevereiro permaneceu imutável: Minecraft, SwiftKey, Poweramp Full version; Titanium Backup Pro; e Nova Launcher Prime.

Entre os apps que mais geraram receita em fevereiro, os ranking da App Store e da Google Play são bem parecidos. Na App Store a ordem foi a seguinte (do primeiro ao quinto): Clash of clans; Candy Crush Saga; Hay Day; Puzzle & Dragons; e Game of War – Fire age. E na Google Play: Clash of clans; Candy Crush Saga; Puzzle & Dragons; Line Pokopang; e Hay Day.

Receita

Segundo a Distimo, a receita combinada das duas lojas caiu 4% em fevereiro em comparação com janeiro, o que era esperado em razão de ser um mês com menos dias. Em seis meses, a receita da Google Play aumentou 40% e a da App Store, 18%. Agora, a App Store responde por 61% do faturamento total das duas lojas e a Google Play, por 39%. Seis meses atrás as proporções eram de 65% e 35%, respectivamente.