Entre janeiro e julho deste ano a receita gerada dentro da Google Play (loja de aplicativos para Android) cresceu 67%, contando downloads pagos e vendas in-app. No mesmo período, o faturamento da App Store (loja de aplicativos móveis da Apple) aumentou apenas 15%. Em janeiro, se somadas as duas lojas, a Google Play respondia por 25% do faturamento total e a App Store, por 75%. Em julho, a participação da Google Play subiu para 33% e a da App Store baixou para 66%. Ou seja: agora a loja do Google equivale a meia App Store em receita mensal. Os dados fazem parte do relatório de julho produzido pela Distimo e compilam os resultados dos 18 maiores mercados do mundo. Para auferi-los, a Distimo cruza informações de diversos desenvolvedores com os quais têm acordos.

Em receita, os dez países com melhores resultados somando App Store e Google Play em julho foram, em ordem decrescente: EUA, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido, Austrália, Alemanha, Canadá, França, Rússia e Itália. Dentre todos esses, o único em que o faturamento da Google Play é maior que aquele da App Store é a Coreia do Sul, terra da Samsung. No Japão, o mercado é dividido quase meio a meio, com vantagem para a App Store. Os dois países asiáticos foram os principais responsáveis pelo crescimento da Google Play este ano. Nos demais mercados destacados no relatório, a App Store lidera com folga.

Apps

A Distimo divulgou também o ranking dos apps mais baixados em cada loja, entre pagos e gratuitos, e também a lista daqueles que mais geraram receita. A principal novidade em julho foi o aparecimento do Despicable Me: Minion Rush, da Gameloft. O game aparece em primeiro lugar entre apps gratuitos da App Store e da Google Play. Na lista de apps pagos, a liderança ficou com o game Where's My Mickey, da Disney, nas duas referidas lojas.

Em geração de receita, o game Clash of Clans liderou na App Store em julho e o app de mensagens Line ficou em primeiro lugar na Google Play. O Candy Crush Saga caiu para a segunda e para a quarta posições, respectivamente.

Análise

O crescimento dos games Despicable Me: Minion Rush e Where's My Mickey revelam a força das marcas externas no mundo móvel. Fazia tempo que personagens de sucesso no cinema e na TV não figuravam na liderança desses rankings, que vinham sendo ocupados por novidades nascidas em mobilidade, como Angry Birds, Fruit Ninja e Candy Crush Saga.