A receita gerada pelos aplicativos da Google Play aumentou 44% entre agosto de 2013 e janeiro de 2014. No mesmo intervalo de seis meses, o faturamento da App Store da Apple subiu 27%. Somando a receita das duas lojas, a participação da App Store caiu de 65% para 62% nesse período, enquanto a da Google Play passou de 35% para 38%. Os dados fazem parte do relatório da Distimo de janeiro.

Nos rankings de aplicativos mais baixados desse mês, chamou a atenção a presença do jogo Pac-Man em quarto lugar na lista de apps gratuitos da App Store. Esse título geralmente é pago, mas promocionalmente passou uma semana como gratuito em janeiro, o que foi suficiente para alçá-lo ao top 5. Em primeiro lugar ficou o YouTube, seguido pelo Flipagram e pelo Facebook, nesta ordem. Depois do Pac-Man, o quinto app gratuito mais baixado na loja da Apple em janeiro foi o Farm Heroes Saga, jogo dos mesmos criadores de Candy Crush Saga.

Na Google Play, os cinco apps gratuitos mais baixados foram Facebook, WhatsApp, Facebook Messenger, Candy Crush Saga e Clean Master, nesta ordem. A surpresa foi a entrada do Clean Master no lugar do Skype.

Entre os apps pagos, o top 5 da App Store em janeiro é todo composto por jogos: Minecraft Pocket Edition, Cut the Rope 2, Heads Up!, Survival games e Plague Inc. Na Google Play, apenas o primeiro lugar foi um jogo: Minecraft Pocket Edition, seguido por Swift Key Keyboard, Poweramp Full Version Unlocker, Titanium Backup Pro Key, e Nova Launcher Prime.

Receita

A lista dos cinco apps que mais geraram receita na App Store manteve-se a mesma pelo terceiro mês consecutivo: Clash of Clans, Candy Crush Saga, Hay Day, Puzzle & Dragons, Game of War – Fire Age. Na Google Play, houve uma troca entre o primeiro e o segundo lugares: Clash of Clans, Candy Crush Saga, Puzzle & Dragons, Line Pokopang, e Hay Day.