A Americanet iniciou as conversas com potenciais parceiros para substituir o Google no projeto WiFi Livre SP, que provê acesso gratuito à Internet em locais públicos na capital paulista. O Google é o responsável pelo gerenciamento da plataforma de publicidade digital vinculada ao acesso nos hotspots, mas a empresa tomou a decisão de encerrar todos os seus projetos de Wi-Fi gratuito no mundo, batizados de Google Station, o que inclui a parceria em São Paulo.

Eduardo Vale, CTO da Americanet, garante que a empresa manterá a parceria com a prefeitura de São Paulo no projeto WiFi Livre SP após a saída do Google

“A Americanet vai continuar o projeto, mantendo os níveis de qualidade e disponibilidade de toda a estrutura, reafirmando o compromisso da empresa com a prefeitura de São Paulo e com seus cidadãos e todas as pessoas que acessam o WiFi Livre SP”, diz Eduardo Vale, CTO da Americanet, em conversa com Mobile Time.

O executivo explica que o Google ficará somente até o final do ano e que haverá um processo de migração para o novo parceiro, o que inclui, por exemplo, a troca dos nomes das redes (SSID), hoje chamadas de Google Station SP. “Isso exige a transferência de servidores controladores, o que não se faz em um dia ou dois. Já começamos a trabalhar para que seja executado ao longo do tempo, chegando ao fim do ano com tudo resolvido. Faremos a migração de forma que tenha o menor impacto possível sobre os usuários”, promete o CTO.

Números

Hoje a Americanet provê acesso Wi-Fi dentro do projeto WiFi Livre SP em 290 localidades da capital paulista, como bibliotecas, teatros, parques, praças, telecentros etc. Em média, 60 mil pessoas acessam seus hotspots por dia, chegando a 80 mil nos sábados e domingos. Por mês, são 1,5 milhão de acessos, com um tráfego de 80 TB. O local com maior quantidade de usuários é o Centro Cultural São Paulo.

A Americanet investiu até agora cerca de R$ 10 milhões no projeto. Na semana que vem, o total de localidades atendidas pela empresa chegará a 300, número exigido pelo edital. Em uma segunda fase, ela poderá instalar a rede em mais 321 pontos.

Fórum de Operadoras Inovadoras

O secretário-adjunto de inovação e tecnologia da prefeitura de São Paulo, Daniel Glaessel, participará de painel sobre novos modelos de negócios para redes Wi-Fi durante a terceira edição do Fórum de Operadoras Inovadoras, que acontecerá no dia 30 de março, no WTC, em São Paulo. Ele terá a companhia de Leandro Bastos, diretor de engenharia e operações do Grupo Binário; Oto Moreira, CEO da Everywhere Analytics; e Rodrigo Dienstmann, CEO da Mobicare. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.operadorasinovadoras.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619, ou pelo email [email protected]