Os canais digitais mais que dobraram sua participação nas vendas de eletroeletrônicos na América Latina depois de iniciada a quarentena para evitar o avanço do novo coronavírus. É o que indica estudo feito pela GfK em cinco grandes mercados da região: Argentina, Brasil, Chile Colômbia e Peru. A participação média desses canais nos cinco países era de 26% em janeiro e fevereiro e subiu rapidamente a partir de meados de março, chegando a 64% na segunda semana de abril. O estudo inclui na categoria de eletroeletrônicos: celulares, laptops, videogames, TVs, refrigeradores e lavadoras de roupas.

De acordo com a GfK, na segunda semana de abril, o país com a maior participação de canais digitais nas vendas de eletroeletrônicos dentre os cinco acompanhados era a Argentina (69%), seguida por Brasil (66%), Colômbia (41%) e Peru (11%). Cabe destacar que o Peru é uma exceção porque o governo suspendeu os serviços de entregas de produtos não essenciais no fim de março.

Em comparação com a mesma semana do ano passado, as vendas de eletroeletrônicos através de canais digitais na Argentina cresceram 177% em dólar. O segundo maior crescimento aconteceu na Colômbia (+133%), seguida do Chile (+100%) e do Brasil (+15%). Dos cinco países analisados, o Peru foi o único a registrar redução, com uma queda drástica de 97%.

Celulares

Considerando-se apenas a categoria de celulares, houve uma queda de 59% nas vendas em dólar em comparação com o mesmo período do ano passado, na média dos cinco mercados. Mas quando comparado com a semana anterior, é possível notar que as vendas voltaram a subir na primeira semana de abril (+19%) e na segunda semana de abril (+25%), o que talvez indique que o pior já passou.

Live

O crescimento do uso de apps de delivery será tema de um debate online organizado por Mobile Time no dia 4 de junho. O primeiro painelista confirmado é o co-CEO do Delivery Center, Saulo Brazil. Mais informações sobre a programação de lives do Mobile Time estão disponíveis aqui ou pelo email [email protected], ou pelo telefone 11-3138-4619.