[Matéria atualizada em 13/07/22, às 17h45, para acrescentar modelo de negócio da IplanRio] A prefeitura de Maricá vai passar a utilizar o aplicativo Taxi.Rio Cidades, versão do app desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio (IplanRio). O termo de cooperação foi assinado na última sexta-feira, 8.

Na cidade a pouco mais de uma hora da capital fluminense, a ideia é atrair 464 taxistas cadastrados da região. O serviço será regulamentado pela Secretaria de Transportes de Maricá e a forma de pagamento será por meio de dinheiro, cartões de crédito e débito, Pix, Mercado Pago e aceitará a moeda social Mumbuca – que faz parte do programa de transferência de renda do município.

De acordo com a prefeitura de Maricá, os taxistas da cidade poderão comparecer nesta semana (de 11 a 15 de julho) na Secretaria de Transporte para a assinatura do termo de uso do aplicativo e treinamento na plataforma digital, que ficará em teste durante o mês de julho. O app estará disponível para a população baixar a partir de agosto, quando está previsto o início do serviço em toda a cidade.

Maricá é o nono município a assinar o convênio para implementar o Taxi.Rio Cidades. Petrópolis, Teresópolis, Miguel Pereira, Nilópolis, Volta Redonda, Niterói, Campos e Maceió/AL também oferecem o app para seus moradores.

Dados do app no Rio

Na capital, o Taxi.Rio (Android, iOS) possui 1,2 milhão de passageiros cadastrados e realiza uma média de 1 milhão de corridas por mês. A prefeitura não cobra do motorista nenhuma taxa, e a ferramenta permite que o profissional ofereça descontos nas corridas de até 40%.

Englobando todos os mercados onde atua, nos últimos três anos, o fluxo de passageiros no Taxi.Rio aumentou. A quantidade de usuários transportados em 2021 registrou incremento de 26% (2,6 milhões) na comparação com 2019 (2 milhões), período de pré-pandemia. E, nos seis primeiros meses de 2022, a quantidade de passageiros transportados (1,2 milhão) teve aumento de 36% frente ao mesmo período do ano passado (896 mil).

Modelo de negócio

Para poder utilizar o app Taxi.Rio em sua cidade, a prefeitura deve assinar um Acordo de Cooperação Técnico com a prefeitura do Rio de Janeiro, com o compromisso de não gerar despesas ao município que está implementando a plataforma. Para isso, é cobrado um custo médio de 5% diretamente ao taxista nas corridas finalizadas e solicitadas pelo próprio aplicativo.

Mumbuca

A Prefeitura de Maricá criou em 2013 a moeda social Mumbuca para o programa de Renda Básica de Cidadania (RBC). Ao todo, mais de 42 mil maricaenses em vulnerabilidade são beneficiados pelo programa e recebem 170 mumbucas por mês, o equivalente a R$ 170. Esse valor deve ser utilizado somente em estabelecimentos comerciais credenciados na cidade.

Na prática, a pessoa abre uma conta no Banco Mumbuca e faz o download do aplicativo E-dinheiro Social (Android, iOS). A plataforma gerencia as transações de bancos comunitários e só pode ser utilizada em comércios locais de Maricá, que têm conta no Banco Mumbuca,

Para receberem em Mumbuca, os motoristas de táxi terão que se cadastrar no projeto para habilitar o pagamento. A prefeitura de Maricá informa que eles serão orientados pela Secretaria de Transportes de Maricá.