Taxi

As prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói assinaram um termo de cooperação para a implementação do aplicativo Taxi.Rio Cidades. O app foi desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio (IPLANRIO) e permite que o passageiro solicite um táxi com até 40% de desconto na corrida.

A versão do app já está disponível para os 2,5 mil taxistas de Niterói, mas será preciso que eles façam, presencialmente, a validação do cadastro na Subsecretaria Municipal de Transportes, a partir da próxima segunda-feira (23).

O Taxi.Rio (Android, iOS) possui 1,2 milhão de passageiros cadastrados e realiza uma média de 1 milhão de corridas por mês apenas na capital fluminense. A ferramenta foi criada para alavancar a categoria frente à concorrência de aplicativos de transporte e não cobra taxa de serviço aos taxistas.

De acordo com a prefeitura do Rio, dados do 1º trimestre de 2022 mostram que houve um aumento de 89% no número de corridas realizadas na comparação com o mesmo período de 2019, chegando a 2,6 milhões. Em paralelo, o tempo de aceitação das corridas caiu 38% e o tempo de embarque, 17%.

Vale lembrar que a prefeitura do Rio oferece a outros municípios sua plataforma para que as prefeituras criem versões locais do app. Ele já foi levado, inclusive, para São Paulo e Maceió, além dos municípios fluminenses de Araruama, Maricá, Niterói e São João do Meriti. Ao todo, existem mais de 65 cidades estudando sua implementação. E, entre as cidades interessadas, está Bogotá, na Colômbia.